domingo, 15 de setembro de 2013

O Espírito Santo e a Igreja!

                 FIQUE ALERTA!

Quando Cristo ressuscitou, Ele deixou uma responsabilidade para seus seguidores irem por todo o mundo e pregarem o evangelho, fazendo novos discípulos. Todavia, Ele não nos deixou sozinhos nessa tarefa. Enviou-nos o Consolador, o Espírito Santo para que estivesse conosco e ajudasse-nos nessa gloriosa missão.

                ENFOQUE BÍBLICO
                  Atos 1.8a
                Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas                           testemunhas.

               TEXTO BÍBLICO
                  Atos 2. 1-4, 16-17
1 - Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar.
2 - De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados.
3 - Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas.
4 - Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa.
16 - O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse:
17 - "É isto o que eu vou fazer nos últimos dias - diz Deus -: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão.

               BÍBLIA
      A Promessa de Jesus
Antes de Cristo ser morto, Ele prometeu que enviaria um Consolador, o Espírito Santo que estaria conosco.
Ele não nos deixaria abandonados quando saísse deste mundo (João 14.16,17).
Enquanto essa promessa do Senhor não se cumpria, os discípulos ficaram com muito medo e viviam se escondendo. Mas finalmente chegou o dia que a promessa se cumpriu (Atos 2.1-4).

              O DIA de PENTECOSTES
Como Jesus havia ordenado, os discípulos permaneceram em Jerusalém aguardando o cumprimento da promessa. Jesus afirmou que não demoraria muito. Mas para quem esperava parecia que o tempo custava a passar. Mesmo assim, os discípulos permaneciam sempre unidos.
Durante a festa de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos ( Atos 2.1-4). De repente, um som semelhante ao rugido de um vendaval encheu a sala onde eles estavam, e chamas de fogo apareceram sobre as cabeças dos discípulos. Então eles começaram a falar em idiomas que não conheciam! Era o Espírito Santo que estava vindo sobre eles em forma de fogo.

             PRONTOS PARA A TAREFA
Agora, com o Espírito Santo, os discípulos estariam prontos para executar a seguinte ordem de Jesus:
"Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas." (Marcos 16.15)
Os discípulos, agora, não ficariam mais com medo, escondendo-se nas casa, com as portas trancadas.
Eles têm coragem, ousadia para testemunhar e anunciar o evangelho de Cristo.
O revestimento de poder sobrenatural se faz necessário para que tenhamos a verdadeira coragem para enfrentar as dificuldades e as incompreensões daqueles que não são crentes. Este revestimento de poder nos é concedido pelo Espírito Santo.

           O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é uma fonte de salvação. O seu batismo está a disposição e ao alcance de cada crente, independente de idade, sexo, condição social ou intelectual. O batismo é para todos os que crerem e buscarem. Você busca o batismo com o Espírito Santo? Já experimentou dessa maravilha?
Se você está buscando, saiba que os requisitos básicos para receber o batismo com o Espírito Santo, são:
a- Pedir com fé ( Lucas 11.13; Mateus 7.7)
b- Preservar em oração ( Atos 1.14; Lucas 18.1)
c- Confiar na promessa ( Atos 8.15,17)
d- Manter uma vida de obediência (Atos 5.32)

           O ESPÍRITO SANTO EM NOSSOS DIAS
Desde o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos, Ele continua sendo derramado e enchendo o coração dos cristãos, a fim de capacitá-los para a obra do Senhor. Ele aponta o caminho, que é Cristo, e dá condições de vencer o inimigo.
Cada cristão precisa cultivar a chama do Espírito em sua vida porque Ele nos proporciona muitos benefícios. É pelo Espírito(Romanos 8) que o crente é guiado, adotado como filho de Deus; é ajudado em suas orações, em seus sofrimentos, em suas lutas. São inumeráveis as operações do Espírito na vida do crente.
Hoje, mais do que em qualquer outra época, precisamos do poder do Espírito Santo para vencer o mal que domina de maneira assustadora.
Cada pré-adolescente deve tomar a séria decisão de ficar em oração, na esperança, na expectativa a fim de que seja revestido de poder do alto e então poderá ser testemunha ousada do Senhor Jesus.

                             FALANDO  SÉRIO
                   A palavra é...
                             ESPÍRITO  SANTO
O Espírito Santo acompanha a pessoa que aceita Jesus, agindo individualmente em sua vida como também na Igreja. São muitas as formas que o Senhor pode usar para guiar e orientar a Igreja. A Bíblia nos fala em sonhos, visões, profecias, etc. No entanto é preciso consultar o Espírito Santo (1 Coríntios 12.10), para identificar se realmente se trata de orientação de Deus.
Jesus disse que a função do Espírito Santo era ensinar e fazer lembrar as boas coisas aprendidas com Ele( João 14.26). Como os discípulos não podiam mais perguntar a Jesus, conforme faziam antes, então eles oravam e o Espírito Santo ensinava-lhes direitinho como deveriam agir. Também através dos tempos o Espírito Santo vem revelando o futuro á Igreja de Jesus. Isso começou na Igreja Primitiva, mas ainda hoje o Espírito mostra-nos o futuro usando seus servos através de vários dons. Você deseja ser guiado pelo Espírito Santo? Então busque sempre a sua orientação.
 
                        MENSAGEM PARA A MINHA VIDA
Você é uma testemunha de Cristo. Ninguém pode falar daquilo que não viu ou não ouviu, porque testemunhar significa comprovar, confirmar.
Muitos crentes dizem que não testificam porque nada de fabuloso aconteceu em suas vidas, como por exemplo, uma cura miraculosa, um livramento fantástico ou coisa parecida. Mas quem pensa assim está cometendo um enorme engano. Porque o maior milagre até hoje registrado no mundo é o milagre da salvação. Se você já é salvo eis aí o acontecimento que você deve propagar.
É claro que se você ainda não teve sua experiência com Cristo, não nasceu de novo, só vai á igreja para agradar a alguém ou para passar o tempo, dessa forma você não tem mesmo o que testemunhar. Então, corra logo para ter um encontro com Jesus e buscar o batismo com o Espírito Santo.

                       ROMPENDO  FRONTEIRAS
A manifestação do Espírito Santo assustou e atraiu muita gente. Mas agora Pedro, discípulo de Jesus, estava cheio do Poder de Deus e autoridade para falar a respeito de Jesus. Ele pregou uma mensagem vibrante, baseada na profecia acerca da vida, morte e ressurreição de Jesus e do derramamento do Espírito Santo. A sua autoridade era tanta que, ao fim da pregação, quase três mil pessoas receberam Jesus como Salvador ( Atos 2.41).
Busque você também o Espírito Santo de Deus e saia durante a semana para falar de Jesus aos seus amigos não evangélicos.

                              PERGUNTAS:

1- Escreva certo ou errado de acordo com a lição estudada:
a- ...errado...O Espírito Santo foi dado só para os dias dos apóstolos.
b-....certo... O Espírito Santo é um revestimento de poder.
c- ....errado..Jesus não prometeu o Espírito Santo a ninguém.
d- ....certo....Todos os crentes podem receber este batismo.
e-......errado..Quem não for batizado com o Espírito Santo não será salvo.

2- Circule as palavras que indicam como os discípulos ficaram depois da chegada do Espírito Santo.

INSEGUROS  CORAJOSOS   CHEIOS DE FÉ   MEDROSOS   TÍMIDOS   APAVORADOS

TRANQUILOS   TRISTES   FELIZES   CONFUSOS   ASSUSTADOS   CONFIANTES

3- Jesus prometeu que não nos deixaria abandonados e que enviaria uma pessoa para estar conosco.
Quem seria essa pessoa?
R= O Espírito Santo

4- Quais são os requisitos básicos para se receber o batismo com o Espírito Santo?
R= Pedir com fé;
      Perseverar em oração;
      Confiar na Promessa;
       Manter uma vida de obediência.

         VOCÊ  SABIA?
Das sete festas sagradas de Israel a quarta era de Pentecostes (Levítico 23.15,16), também chamada Festa das Semanas (Deuteronômio 16.10), e Festa das Colheitas (Êxodo 23.16).

Fonte: O Pré-Adolescente e a Igreja
Editora: CPAD
                                               Uma semana abençoada a todos!
                                               Até a nossa próxima aula!
                                                    Bjss........
                                                 A PAZ de CRISTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário