sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Deus ou um Rei!

 Samuel governou Israel por muito tempo.  Quando ficou velho, pôs seus filhos como juízes em seu lugar. Mas não seguiram o exemplo do pai. Então, os líderes de Israel se reuniram e foram conversar com Samuel em Ramá. Eles queriam um rei, assim como todos os outros povos.
 Samuel não gostou nada do pedido deles, mas foi orar a Deus, que lhe respondeu assim:

E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.

Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti.
 Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles. (1 Samuel 8.7-9)
 Após ouvir as orientações divinas, Samuel foi até os líderes explicar o que o Senhor havia falado. Mas eles não se importaram com os avisos divinos e responderam a Samuel: - Não adianta. Queremos um rei. Queremos ser como as outras nações, ter um rei para nos governar, nos dirigir na guerra e lutar em nossas batalhas. Depois de ouvi-los, Samuel foi contar a Deus a decisão do povo. Porém, o Senhor lhe disse: "Faça o que desejam. Dê-lhes um rei".
 Passado algum tempo, Deus informou a Samuel que no outro dia, naquele mesmo horário, Ele enviaria um homem da tribo de Benjamim para ser ungido rei. Através dele, Deus libertaria o povo do domínio dos filisteus. Enquanto isso, Quis, um homem rico e importante, perdeu algumas de suas jumentas e mandou seu filho Saul, um jovem muito alto e bonito, ir procurá-las.
 Saul e os empregados de seu pai procuraram por toda a parte, mas não encontraram nada. Até que um de seus empregados deu-lhes a seguinte sugestão:
 Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.
 Decididos a encontrar as jumentas, se informaram melhor e foram em direção ao lugar em que o homem que podia ajudá-los se encontrava. Esse homem era Samuel.
 Quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe confirmou: "Este é o homem de quem lhe falei. Ele governará o meu povo". Então, Samuel disse a Saul que ele não precisava se preocupar com as jumentas, porque já haviam sido encontradas, e convidou-o para ficar com ele aquele dia.
No outro dia de madrugada, levantaram-se, e Samuel derramou o azeite na cabeça de Saul, beijou-o e disse-lhe: - O Senhor Deus está ungindo você como chefe do seu povo, o povo de Israel.
Depois disso, Samuel convocou os israelitas para uma reunião de adoração a Deus e mandou que dividissem por tribos e famílias. Conforme a lei indicava, Samuel iniciou o sorteio. Primeiro saiu a tribo de Benjamim, depois a família de Matri, por fim Saul. Porém Saul estava escondido, com medo da responsabilidade de liderar aquele povo.
 Ao encontrarem-no, trouxeram-no a Samuel, que declarou: - Aqui está o homem que Deus escolheu! 
                                     E todo o povo gritou: - Viva o rei!

                                      Para a Nossa Meditação
 Durante muito tempo Israel esteve satisfeita em ter Deus como o seu governante, mas quando começo a olhar para o lado, e ver que os outros povos tinham reis, o povo também quis um rei. Eles nem procuraram saber se aqueles povos eram satisfeitos com o seu rei, se ter um rei era realmente bom, simplesmente queriam mudar. E mesmo após Samuel ter explicado como um rei tratava as pessoas, os israelitas insistiram  que Deus lhes dessem um rei de carne e osso. 
 Precisamos ter muito cuidado com os nossos desejos. Portanto, devemos parar e pensar naquilo que desejamos e nas escolhas que devemos fazer. Então devemos orar e colocar essas escolhas nas mãos do Senhor, buscando sempre fazer a vontade de Deus e não a nossa, pois a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável e assim Ele nos guiará pelo melhor caminho que devemos trilhar.



                                                            ATIVIDADES




Nenhum comentário:

Postar um comentário